Em 2018, todos na luta contra a retirada de direitos. Todos em defesa do SITSESP


    DIA ESTADUAL DOS AGENTES SOCIOEDUCADORES
    Autor: SITSESP
    17/02/2018



    O Dia Estadual dos Agentes Socioeducadores em 17 de fevereiro de cada ano, é uma comemoração no Estado brasileiro de São Paulo, que foi instituída pela Lei Nº 16.202 de 20 de abril de 2016.

    O dia Estadual dos Agentes Socioeducadores está relacionado com um movimento grevista histórico dos Agentes Socioeducadores que reivindicavam reintegração de 1751 servidores da Fundação CASA, que foram demitidos na calada da noite de forma punitiva, pelo então presidente da Fundação CASA, Alexandre de Moraes e governador do Estado.

    Esse dia visa criar um momento de reflexão e de busca da melhoria das condições de trabalho dos educadores, tanto nas relações multiprofissionais quanto em relação ao adolescente, suas famílias e a comunidade.

    O indivíduo que exerce a função de agente socioeducador, foi aprovado em concurso público, mas não há um preparo direcionado ao desempenho da função, visto que a capacitação recebida apenas dá noções básicas das atribuições que irá executar.

    Além do salário precários que muitas vezes chega bem menos que o salários mínimo, esse profissional convive intensamente com os adolescentes, muitas vezes é refém em caso de rebelião e, ao fazer as revistas nos internos, está sujeito a doenças contagiosas, devido ao contato direto com os internos, suas roupas e objetos pessoais.

    Os gentes socioeducativos têm como função desenvolver atividades de caráter educativo e de segurança, estando inclusas as ações de cunho preventivo e ainda, ações de cunho interventivo, repressivo, caso a prevenção falhe.

     A segurança das unidades socioeducativas envolve a complexidade de um sistema que é grade e "tranca", fugas e rebeliões. Já na função socioeducador, basicamente, é atuar no papel de referência, como, por exemplo, passando informações que contribuam para o aprendizado do adolescente.

    Um papel difícil, mas que é de grande relevância para nossa sociedade. Hoje, é um dia para lembrarmos aqueles socioeducadores que deram suas vidas ao exercício da função. E,aos que a cada dia deixam suas famílias e dedicam o seu dia a dia para que a “CASA ande”. PARABÉNS SOCIEDUCADORES!