Em 2019, todos na luta contra a retirada de direitos. Todos em defesa do SITSESP


    4° Mobilização Nacional dos Trabalhadores do Sistema Socioeducativo
    Autor: SITSESP
    28/01/2020



    Vamos à luta para mais uma mobilização nacional em prol da valorização do Sistema Socioeducativo Nacional!

    Esse é o quarto ano em que os trabalhadores da Socioeducação se encontram para discutirem nacionalmente o sistema socieducativo. Neste ano, em especial, no dia 18 de março, os trabalhadores irão também participar do lançamento da frente parlamentar em favor dos Servidores do Sistema Socieducativo – SSE.

    A frente parlamentar será presidida pelo deputado Sanderson, que já integrou 156 Frentes Parlamentares. O destaque fica para a maior frente do Congresso Nacional, que é a Frente Parlamentar de Segurança Pública, composta por 306 parlamentares. O deputado federal Ubiratan Antunes Sanderson é um policial federal e político brasileiro, filiado ao PSL. Nas eleições de 2018 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul.

    Histórico das Mobilizações

    A luta em Brasília teve início em 2014, com a fundação do CONASSE e a primeira mobilização do sócio educativo foi em 2015 quando os trabalhadores lutaram em prol da aposentadoria especial, periculosidade, porte de arma e segurança no ambiente de trabalho para os socioeducadores.

    Em 2016 foi a mobilização mais representativa para os trabalhadores de São Paulo, foi neste ano em que o Chiquinho faleceu dentro do pátio e se tornou um ícone na luta pela segurança dentro das unidades de todo Brasil. Ano em que também o deputado Laudivio de Carvalho fez o projeto do dia nacional da socioeducação, a ser comemorado no dia 04/10, dia em que também é criada a formação da frente parlamentar em defesa da socioeducação.

    Em 2017 acontece a quarta mobilização em prol da periculosidade e insalubridade. Nos anos 2018 e 2019 os trabalhadores foram a Brasília em Ato Nacional da Socioeducação contra a privatização/terceirização na categoria.