Grupo de trabalho do setor psicossocial da Fundação CASA discute desafios e propostas

by 2.8marcosaa

Na manhã de 06 de julho de 2024, foia realizada a segunda reunião do ano 2024, do Grupo de Trabalho do Setor Psicossocial, importante destacar que o GT Psicossocial das psicólogas (os) e assistentes sociais da Fundação CASA, vem sendo construído desde 2010 e teve uma importante conquista no ano de 2012, que foi às 30 horas da psicologia.

No decorrer dessa década, o grupo continuou ativamente com a articulação deste coletivo técnico, onde foi mantido o diálogo sobre as demandas deste setor.
Na reunião deste sábado, a reunião aconteceu em formato presencial e remoto, foram abordadas as seguintes pautas:
1. Devolutiva das ações psicossociais coletivas e individuais contra a portaria 002/2023, “Escala de Plantão Técnico de Visita, aos finais de semana”.
2. Proposta de projeto de “Trabalho Hibrido”
Iniciou-se a reunião com os informes do setor jurídico sobre os processos contra a GP 002/2023, onde se tentou uma conciliação com a instituição, por direito adquirido do trabalhador (a), no entanto, o magistrado entendeu que a escala de horário não é direito fundamental, como exemplo: FGTS, 13°, férias, etc., sendo que a escala de horário pode ser solicitada por necessidade do empregador; entendendo de forma indignada essa primeira instância da posição judicial, o GT decidiu por tentar uma nova conciliação com a instituição, através da Comissão de Negociação Permanente (ganho da categoria, na campanha salarial de 2024).
A outra pauta, foi sobre o trabalho online de psicólogas (os) e assistentes na instituição, onde foram feitas várias discussões sobre o não entendimento de como está sendo aplicado esse tipo de trabalho, parece que cada direção-regional aplica o trabalho online, como interpretação própria, o que está causando várias dúvidas entre as/os profissionais do psicossocial.
Diante desta demanda o Presidente do SITSESP Neemias Souza Silva, se dispôs a representação do sindicato à problemática levantada e diz que o trabalho do setor psicossocial aliado aos outros setores, formam o trabalho multiprofissional da Socioeducação do Estado de São Paulo, trabalho esse imprescindível à ressocialização dos/das adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade e internação.

Leia Também

Deixe um Comentário