A capacitação dos delegados sindicais, promovida pelo SITSESP, foi um sucesso. Realizado em formato híbrido, com participação presencial na sede do sindicato e virtual pela plataforma Meet, o evento proporcionou um espaço valioso para troca de informações e aprendizado, fortalecendo a unidade e o diálogo sindical.
A programação incluiu palestra com o advogado Dr. Ronaldo Pagotto, que abordou a importância e o papel fundamental do delegado sindical de base, reforçando a relevância da representação e da luta em defesa da categoria. Pagotto destacou o papel histórico dos sindicatos na defesa dos direitos dos trabalhadores e enfatizou a importância de uma representação ativa frente aos desafios do cenário atual. O advogado Felipe Dutra trouxe um panorama dos direitos resguardados pela lei em caso de eventual privatização. O secretário jurídico, Edson Brito, contribui explanando sobre os processos envolvendo a fundação e a atuação do sindicato.
Durante o evento, os delegados compartilharam suas experiências e relataram os desafios do trabalho de base, especialmente no contexto de precarização das condições de trabalho e ameaças de privatização.
O presidente do SITSESP, Neemias de Souza, participou ativamente e ressaltou a importância de capacitações como essa para fortalecer o compromisso de sua gestão com a governança e eficiência na atuação sindical. Ele lembrou que, desde o início do seu mandato, a formação dos representantes tem sido uma prioridade, como evidenciado pelo recente curso de capacitação para a diretoria do SITSESP aprimorando o conhecimento e preparando para o exercício da atividade sindical.
No encerramento, Neemias de Souza reforçou que o próximo ano trará enormes desafios, principalmente na campanha salarial, que exigirá esforço conjunto, planejamento estratégico e união para garantir a restauração salarial e a valorização da categoria.
Para o SITSESP, a capacitação é uma ferramenta essencial para enfrentar esses desafios, fortalecendo a base sindical e promovendo uma atuação cada vez mais sólida em defesa dos trabalhadores. Vale destacar a participação de toda a diretoria na organização do evento, com destaque para a vice-presidente Aline Alonso e as diretoras Isabel Soares, Ângela Santos, Jessita Camargo e o diretor Waldir Teixeira.
Agradecemos a todos pela participação e aproveitamos para solicitar que os servidores da Fundação CASA se preparem para a assembleia da campanha salarial 2025, que definirá as pautas de reivindicações. Inicialmente, a assembleia está prevista para o dia 18 de janeiro, será realizada em formato híbrido, com transmissão pelas principais plataformas como YouTube, Facebook e Instagram. Para isso, contratamos um serviço profissional de transmissão, garantindo excelência, possibilitando a ampla participação e interação dos servidores.