por meio de sua diretoria dá suas condolências à categoria do SINTASE, que perdeu violentamente uma companheiro de trabalho e reforça seu pesar à família desse trabalhador.
O Sindicato dos Técnicos e Agentes em Ações Socioeducativas do Acre – SINTASE, por meio de sua Diretoria, em nome de toda a categoria, vem de público manifestar o mais profundo pesar, pelo falecimento trágico e violento, ocorrido no final da tarde deste Domingo (23), no Seringal Paraíso, na Zona Rural do Município de Tarauacá, onde o Agente Socioeducativo Vando Medeiros, profissional de grande reputação e conduta ilibada, foi covardemente assassinado por um ex-presidiario.
O Agente estaria na localidade do Seringal Paraíso na companhia de sua esposa a Senhora Nerimar, Vereadora eleita nas eleições deste ano, participando de um ato de agradecimento pelos votos que tivera no pleito eleitoral do ano em curso quando um elemento motivado por espírito de discórdia e de posse de uma espingarda disparou contra o Agente.
Contudo, registramos a indignação de nossa categoria diante desta barbaridade onde um servidor da qualidade que foi o nosso combatente teve sua vida ceifada de forma covarde e por elemento considerado como “estirpe negativa” da sociedade, onde estes mesmos indivíduos que desrespeitam a lei e a ordem social, praticam não só um crime contra uma vida humana, o que por si só já é motivo de repulsa, mas contra a paz e a ordem político/social, ao agredirem e exterminarem, covardemente, agentes públicos imbuídos do proposito de zelar pela ordem social seja em qual segmento Institucional for.
Nós Agentes Socioeducativos, Técnicos Administrativos, Assistentes Sociais e Psicólogas do Instituto Socioeducativo do Acre, vemos e sentimos as forças de segurança como coirmãs de nossa categoria e nos aliçercamos em suas atribuições para que fatos como este sejam tratados de forma imperativa, posto que temos a missão comum de contribuirmos com a manutenção e preservação da paz social, por isso nos sentimos violentados, feridos e enlutados diante de atos trágicos como o que ocorrera com o combatente Vando, servidor de grande caráter, extrovertido e de grande apreço manifestado por toda a categoria, principalmente, pelos servidores do Centro Socioeducativo Feijó.
Nesse momento de tristeza e luto, esta entidade apresenta, em nome de todos os servidores filiados, as suas condolências à família do amigo e irmão de Farda Vando Medeiros, homem honesto, probo e comprometido com a causa pública, que sempre orgulhou seus pares e a sua instituição . Pessoa de grande índole e atuação plena dos serviços de segurança e merecedor de nossa eterna admiração.
Certamente, por suas obras e modo de viver, o Agente Vando, recebeu na glória o melhor lugar ao lado de nosso pai celestial, deixando saudades e a certeza de que sua conduta, postura e ensinamentos nunca serão esquecidos.
Este fatídico dia, infelizmente, ficará marcado em nossa memória, gravado no livro negro das tragédias ocorridas no âmbito da Segurança Pública do Estado do Acre, e com certeza será lembrado com todo pesar pela nossa entidade sindical que no início desta gestão ocupou as fileiras de Delegado Sindical do Sindicato em Feijó.
Essa entidade defenderá veementemente a fiel e rigorosa apuração dos fatos, acompanhando o inquérito policial respectivo e a ação penal futura, buscando sempre a mais estrita e cristalina justiça, ressaltando que quaisquer práticas de benefícios legais ao infrator, mormente algo desta forma, não condizem com o atuar dos Servidores em Socioeducação e tampouco contam com a aprovação de qualquer deles. Queremos a punição imediata do delinquente e com o máximo de rigor da lei.
É entristecedor que as ações de homicidas tenham o condão de afetar de forma tão contundente o estado de ânimo e o psicológico não só dos familiares, mas de todos os Amigos, colegas de trabalho e demais membros que integram a ótica da Segurança, chegando a um ponto de causar anormalidade no convívio social destes membros.
Todos nós, Servidores, estamos nesse momento com um “nó” na garganta, em estado de choque, pelo que aconteceu, afinal, é a primeira morte de servidor do quadro efetivo da Instituição registrada no momento. Esperamos que as Polícias Militar e Civil tenham o êxito na captura do meliante e adequem as suas características o peso da lei, majorado ainda por se tratar de Agente Público.
Neste ato, informamos a todos os filiados do SINTASE que o Curso de Tiro, as construções dos projetos de ascenção de classe, a formalização de requerimentos e a reunião Sindical que haveríamos de realizar nesta Terça-feira com a categoria está suspensa, pois todos os nossos esforços e atenções estarão voltados a prestar todo o suporte à família do colega Vando Medeiros e averiguar o acompanhamento da investigação respectiva.
Atenciosamente,
Aldo Antonio, presidente do SITSESP
Betho Calixto – Presidente do SINTASE