Foram 47 anos que nossa querida Pedagoga ANTONIA DA GRAÇA LUCATO, conhecida carinhosamente por todos com ICA, esteve à frente do serviço público dedicada a ensinar, educar e socioeducar aqueles que passaram por suas salas de aula.
Ica, pelos mais íntimos, Dona Ica, com respeito dos amigos, familiares e colegas de trabalho e Senhora Ica, pelos adolescentes que ela ajudou a socioeducar nos seus 19 anos de serviços pedagógicos na Fundação CASA de Sertãozinho, assim ela era tratada por todos.
Além do serviço público na Fundação CASA, na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, dona Ica também trabalhou por um período no SESI – Serviço Social da Indústria. Professora desde que entrou no trabalho pedagógico em 19 de fevereiro de 1974, ela chegou a aposentadoria pública pelo estado de São Paulo em 1999. Tirou um descanso, mas não conseguiu ficar longe do trabalho pedagógico, vindo a ingressar, por concurso público, na FEBEM/Fundação CASA em 29 de julho de 2002 no Centro CASA Sertãozinho.
De temperamento forte, mas justa na suas avaliações e amiga de verdade (eu sou testemunha disso), dona Ica foi testemunha de várias mudanças dentro da instituição, muitas para melhorar a situação dos servidores e adolescentes e outras nem tanto, mas nunca abandonou sua postura de educadora, onde a esperança na educação e socioeducação estavam sempre em primeiro lugar na sua lista de afazeres diários até o dia 28 de julho de 2021, quando resolveu por motivos próprios, assinar o Programa de Demissão Individual – PDI – colocado à disposição pela instituição, nos deixando tristes pela sua ausência no pátio levando informações para o crescimento dos adolescentes, mas felizes por saber que ela escolheu o seu momento para se dedicar a sua vida particular e familiar.
”Iniciei meu trabalho na antiga FEBEM/Sertãozinho em 29/07/2002. Vim de salas de aula com crianças e me vi no pátio com adolescentes. Muitas regras a serem seguidas. E o tempo passou: agora, após 19 anos, despeço-me de colegas e amigos queridos, de todos os setores. Doeu, mas chegou o tempo de ir embora. Acredito na transformação das pessoas através da educação. Esse pensamento levo comigo para sempre. Sinto gratidão por tudo que passei dentro da Unidade, pois comigo também houve mudanças de sentimentos. Sinto gratidão aos colegas de todos os setores, o Diretor Luciano Fraga , a Coordenadora Pedagógica Maria Luiza, uma pessoa incrível que parece incansável, minha querida equipe de trabalho pedagógico, e também, as nossas queridas cozinheiras que preparam com todo o carinho as refeições dos nossos adolescentes. Só deixo a todos a lembrança de que não podemos perder o entusiasmo, temos que nos embriagar sempre. Embriagar-se de quê? Da educação, da dedicação, do fazer bem feito, da flor que se abriu dentro das quatro paredes, porque sabemos que na solidão dos quartos da unidade estão dormindo jovens que deverão ser “acordados” por todos os funcionários. Deverão ser acordados para uma nova maneira de viver, por que também para eles, é hora de embriagar-se pela vida. Muito Obrigada, por tudo”. Se despede Dona Ica Lucato.
Dona Ica, leve contigo o grande apreço e carinho que os servidores do Centro CASA Sertãozinho sempre terão por você, em especial este, que teve a gratidão de trabalhar com a senhora e escrever esta nota.