SITSESP EDITORIAL | SAÚDE MENTAL DO TRABALHADOR DA FUNDAÇÃO CASA

by imprensa

A OMS (Organização Mundial de Saúde) instituiu o dia 10 de outubro como o Dia Mundial da Saúde Mental. São vários motivos que levam o trabalhador a desenvolver uma doença mental grave dentro da Fundação CASA. Se pensarmos em nossas condições de trabalho e nos servidores socioeducativos a porcentagem daqueles que já adquiriram um transtorno mental é muito alta e se levarmos em consideração somente os agentes da segurança, aí sim, este percentual será muito maior.

São trabalhadores que laboram no limite psicológico, são trabalhadores que convivem lado a lado com o perigo iminente, que recebem uma carga de perseguição da gestão patronal sem precedentes, trabalhadores que dificilmente tem vida social pois o perigo está tanto dentro quanto fora do seu local de trabalho, trabalhadores que, ao desenvolver a doença mental, por inúmeros fatores de stress dentro da Fundação CASA, podem ser levados a situações extremas, como o suicídio ou desenvolvendo doenças cardíacas como infartos fulminantes ou, ainda, os chamados derrames cerebrais ou AVC.

Tudo isso acontecendo e a Fundação CASA não desenvolve uma política de saúde para seus colaboradores, ao contrário, para manter sua política de desmanche e sucateamento da instituição, ela deixa claro sua omissão para tratar do seu trabalhador e o persegue com expedientes para corregedoria que levarão a sanções administrativas, fecha Centros afastando o servidor dos seus familiares, descumpre ordens judiciais que beneficiam os trabalhadores, zomba dos servidores e da instituição judiciária, como vem fazendo com a falta de pagamento dos PCCS, quinquênio, sexta-parte, periculosidade, entre outros ganhos que amenizariam, apenas amenizariam, a vida e a saúde dos servidores.

Daria para escrever um best-seller sobre os desmandos que a Fundação CASA comete contra seus funcionários.
A única coisa que podemos ter certeza no Dia Mundial da Saúde Mental é que o trabalhador da Fundação CASA precisa passar os 365 dias do ano correndo atrás de cuidar da sua saúde mental e procurando psicólogos e psiquiatras.

O SITSESP É DE TODOS, PARA TODOS, TRABALHANDO COM TODOS – SEJA UM FILIADO SITSESP E PARTICIPE DA LUTA

Leia Também

Deixe um Comentário