O conflito ocorreu durante uma atividade na sala de TV, onde cerca de 10 adolescentes iniciaram uma briga entre si, aparentemente motivada por rivalidade regional. Os agentes rapidamente entraram em ação para apartar a briga e restabelecer a normalidade. Durante a ação, o agente Ricardo Lopes foi agredido, sofrendo um dente quebrado e lesões nos lábios.
A unidade estava com ausência de profissionais devido ao PDI e afastamento médico. Os centros estão operando com pouco efetivo.
Ricardo recebeu atendimento médico na UPA oeste de Ribeirão Preto, onde passou por exames e foi devidamente medicado, recebendo alta em seguida.
Um boletim de ocorrência foi lavrado no 6° DP de Ribeirão Preto.
Vale destacar que, no mesmo dia, ocorreram outras duas brigas entre adolescentes, também motivadas por rivalidade regional, na Unidade de Internação Ribeirão Preto (UI).
O fechamento de três centros na região, Batatais, Taquaritinga e Ouro Verde (CIP), tem sido apontado como origem dos conflitos, uma vez que obrigou o remanejamento de internos, gerando conflitos entre os adolescentes.
Ricardo enfatiza a necessidade de atenção e providências, pois, há cerca de 15 dias, viveu uma situação semelhante. Na ocasião, o conflito foi rapidamente controlado sem maiores danos físicos, embora Ricardo tenha sido agredido com um empurrão durante a ação.