No dia 1º de dezembro de 2024, acontece a exibição do documentário Acordo com Lampião? só na boca do fuzil! (1h28), com direção do cineasta Marcelo Felipe Sampaio e roteiro do jornalista e escritor Moacir Assunção. O filme é baseado no livro Os homens que mataram o facínora, de Assunção, e conta a história dos únicos inimigos que Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, o maior bandoleiro da história do Brasil, temia: os Nazarenos, moradores do pequeno vilarejo de Nazaré do Pico, em Pernambuco, vizinho de sua cidade natal, Serra Talhada.
Os fatos tratados no documentário ocorreram há cerca de 100 anos, o que amplia seu valor documental e histórico, ampliando o foco para além do bando de Lampião, já tão conhecido do público brasileiro. O filme tem participado de diversos festivais, recebendo três prêmios no festival BMIFF, sediado na Inglaterra. Clique aqui para assistir ao trailer.
Depois do filme, os autores farão um bate-papo com o público para falar sobre a temática.
Horário: 16h | Local: R. Oscar Freire, 2500 – Sumaré São Paulo, SP 05409-012
Classificação indicativa: 18 anos
Gratuito | reserve seu ingresso aqui
Direção:
Marcelo Felipe Sampaio nasceu em São Paulo, em 1973, e é cineasta e documentarista formado em Cinema e Rádio e TV. Sua trajetória na direção de longas-metragens inclui títulos como Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil!, Eldorado – Mengele Vivo ou Morto?, Trilha dos Ratos, e La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados. Seu trabalho já foi premiado e reconhecido em diversos festivais de cinema, tanto no Brasil quanto no exterior, incluindo o Hollywood Sun Awards, o International Documentary Film Awards em Amsterdã, e o Salt House Creative International Film Festival em Sidney, entre outros.
Roteiro:
Moacir Assunção é jornalista, historiador, professor universitário e autor. Mestre em História Social pela PUC-SP, construiu uma carreira sólida como jornalista, com passagens pelos jornais O Estado de S. Paulo, Diário Popular, e Jornal de Brasília. Como escritor, já publicou ou colaborou em 15 livros, sendo finalista do Prêmio Jabuti com duas obras de destaque: Os homens que mataram o facínora – a história dos grandes inimigos de Lampião e São Paulo deve ser destruída – a história do bombardeio à capital na Revolta de 1924. Essas obras, que exploram temas marcantes da história brasileira, são fontes para documentários, com o primeiro já lançado e o segundo em produção, com previsão de estreia para 2025.
Fonte Unibes Cultural