DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Por: Rosangela Mariano de Souza
O 08 de março é celebrado mundialmente como o dia de luta, reflexão e questionamento a respeito de todas as injustiças e violências sofridas pelas mulheres no mundo todo.
Existem controvérsias referente a origem da data, no entanto, as causas convergem para a mesma finalidade: a libertação das mulheres como ser humano.
Os opressores, através de seus aparatos de dominação declaram que há ranço e exagero nas reivindicações. Tentam esvaziar o dia de luta, com presentes e felicitações frívolas.
Nós não queremos presentes. Nós queremos respeito.
Enquanto houver feminicídio, generocídio, sub-representatividade nos postos de trabalho, desigualdade salarial, mercantilização do corpo, racismo, padronização estética que exclui a mulher negra e gorda, lgbtfobia, sexismo, misoginia, assédio sexual e moral, não deixaremos de repetir e expor as opressões sofridas.
Diariamente as estatísticas demonstram as desigualdades e violências as quais mulheres são alvo. Assim seguiremos na luta repetindo as nossas necessidades, até que a última limalha do patriarcado e do atual modelo econômico desapareça de nossa sociedade.
Nós, mulheres da Gestão Reconstrução e Luta, saudamos todas as trabalhadoras, guerreiras de nossa categoria.
A luta continua!