Gestão Reconstrução e Luta – 1 ano de muitas batalhas, lágrimas e construção

by Juan Castelo

Em 13/04/2020, a Gestão Reconstrução e Luta assumiu a Direção do SITSESP – Sindicato da Socioeducação do Estado de SP. Não foi fácil. Houve um longo caminho para fazer valer a democracia na nossa entidade sindical. Após um pleito eleitoral marcado pela falta de companheirismo da gestão passada que, inclusive sob ameaças e agressões tentou impedir a mudança que a categoria tanto precisava. Foi necessário vencer a luta jurídica inicial para que, de fato, a Gestão Reconstrução e Luta, conseguisse iniciar as campanhas e lutas em nome da entidade sindical. Isso só foi possível devido a uma categoria aguerrida que quer concretizar um futuro onde a Fundação CASA e o governo estadual valorizem de verdade os responsáveis pelas medidas socioeducativas no estado de São Paulo. Valorização, segurança e saúde.

Ao assumir o Sindicato a Gestão Reconstrução e Luta, assim como os servidores, precisaram acumular mais forças para poder levar adiante a campanha salarial de 2020, não permitir nenhuma retirada de direitos e principalmente proteger as vidas ameaçadas pela pandemia da COVID-19. A intransigência da Fundação CASA na negociação, o descaso da mesma com os servidores diante a pandemia, nos obrigou a lutar por testagem a conta-gotas, tivemos que lutar por equipamentos de proteção individual de qualidade (que até hoje nos negam), tivemos que brigar pela abertura da CAT, pelo direito a Carteira de Identidade Funcional que nos negavam há mais de duas décadas, lutamos também pelo fim dos escâneres nas unidades da fundação CASA, tivemos que lutar, lutar e lutar.

Diante da negativa da Fundação CASA em garantir nossos direitos e medidas eficazes que resguardassem a nossa saúde e segurança, a nossa categoria não duvidou, deflagrou greve. A greve foi histórica e será lembrada sempre. Foram mais de 10 dias em greve, com piquetes em mais de 100 unidades espalhadas por todo o território do estado, foi uma greve que engrandeceu ainda mais o espírito de luta, reafirmando a força e disposição da nossa categoria que tanto sofre nas mãos das autoridades. E em plena pandemia!

Juridicamente, defendemos à categoria no processo judicial sobre a greve, garantimos as cláusulas sociais e vimos como nossa greve foi legitimada e respeitada pela justiça, que a considerou não abusiva e garantiu, no mínimo, nossos direitos pré-existentes. Mais ainda, vimos como nossas pautas, saúde e segurança foram apoiadas pela população em geral, os socioeducadores estiveram presentes nos mais destacados meios de comunicação do país, televisão, rádio e internet. Fomos vistos e respeitados.

Todas essas lutas estarão conosco sempre, as vitórias e as derrotas momentâneas. Mas o que nos faz chorar, é o luto pelas dezenas e dezenas de vidas perdidas pela COVID-19. O último boletim do Conselho Nacional de Justiça, publicado em 07 de abril, informou que até o dia 05 de abril foram 21 trabalhadores e trabalhadoras vítimas da COVID-19 e 1591 infectados no estado de São Paulo. Precisaremos de tempo para curar os corações dos servidores e servidoras, amigos e familiares que derramaram suas lágrimas pelas perdas irreparáveis. Nossos mortos não serão esquecidos, nossa luta será sempre pelos que partiram e pelos que ainda irão chegar no quadro funcional de servidores.

Um ano de gestão, nossos desafios aumentam

Durante esse primeiro ano, a Gestão Reconstrução e Luta conseguiu por meio de sua pasta de Benefícios, dezenas de convênios em vários seguimentos pensando no bem-estar e na saúde financeira dos seus servidores associados, bem como todas as pastas dessa Gestão estiveram e estarão atuantes pois, 2021 não será diferente, novamente precisaremos lutar, desta vez para garantir a vacinação de todos os trabalhadores e trabalhadoras. Foi a luta do sindicato, ao lado da categoria, que obrigou o governador João Doria a incluir nossa categoria no calendário de vacinação. Foi a nossa luta e ela não vai se deter até que o último servidor (a) seja vacinado (a).

De igual maneira iniciamos a nossa luta na campanha salarial de 2021 e, como é recorrente, a Fundação CASA não valoriza e nem respeita o socioeducador. Para isso contaremos com todo o corpo do Sindicato e principalmente a pasta de Negociações Coletivas que estará incansavelmente demostrando à Fundação CASA a situação vexatória com os desmandos de cumprimento das leis que a instituição nos submetem. Nosso salário perde valor a cada ano e ainda temos que lidar com a maldade da Fundação CASA que pretende colocar nas costas da categoria a manutenção do convênio médico. O reajuste do plano de saúde, já ignora as nefastas consequências econômicas que a crise com a pandemia causou e ainda pode causar à categoria Socioeducativa.

Onde está um Plano de Atendimento Amplo e que respeite a capacidade financeira de cada servidor (a)? Lutaremos até o final e responsabilizaremos as autoridades competentes por todo sofrimento vivenciado por nossa categoria.

Somos a Gestão Reconstrução e Luta, uma gestão feita não somente por diretores sindicais, mas principalmente fortalecida com a participação de cada um dos servidores e servidoras que nos escrevem, denunciam, participam das assembleias, reuniões e atos. A gestão Reconstrução e Luta é o corpo e a voz de uma categoria aguerrida que lutará por condições melhores, por saúde, segurança e real valorização.

 

VIVA O SISTEMA SOCIOEDUCATIVO, VIVA A LUTA DO SOCIOEDUCADOR E SOCIOEDUCADORA NO ESTADO DE SÃO PAULO.

O SITSESP É DE TODOS, PARA TODOS, LUTANDO COM TODOS!
FILIA-SE E AJUDE A FAZER A LUTA! 

Leia Também

Deixe um Comentário