Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama

by Juan Castelo

Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. No Brasil a data foi instituída pela Lei nº 13.733/2.018.

É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada das células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Há vários tipos de câncer de mama, alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem às características próprias de cada tumor.

Exame clínico das mamas:

É o exame realizado por médico ou enfermeiro treinado para essa atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações e, se necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia – um raio X que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.

O câncer de mama pode apresentar diversos sintomas, mas pode também ser assintomático para muitas mulheres. É importante, portanto, que a mulher conheça bem o seu corpo e possa analisar com frequência qualquer alteração nas mamas e procurar o médico ao notar alguma anormalidade.

Possíveis sinais e sintomas: alterações no tamanho ou forma da mama; nódulo único e endurecido; vermelhidão, inchaço, calor ou dor na pele da mama, mesmo que não apresente presença de nódulo; nódulo ou caroço na mama, que está sempre presente e não diminui de tamanho; sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; sensação de nódulo aumentado na axila; espessamento ou retração da pele ou do mamilo; secreção sanguinolenta ou aquosa pelos mamilos; assimetria entre as duas mamas; presença de um sulco na mama, como se fosse um afundamento de uma parte da mama; endurecimento da pele da mama, semelhante a casca de laranja; coceira frequente na mama ou no mamilo; formação de crostas ou feridas na pele junto do mamilo; inversão do mamilo; inchaço do braço; dor na mama ou no mamilo.

O aparecimento dessas anormalidades pode ocorrer de forma isolada ou simultânea. É importante lembrar que esses sinais nem sempre indicam a presença de um câncer, sendo necessário consultar um médico para ter o correto diagnóstico.

Tratamento: Existem diversos tipos de tratamento indicados para combater o câncer de mama. O plano terapêutico a ser adotado deverá ser definido pelo médico, mediante a análise de todos os exames realizados e pelos dados fornecidos pelo médico patologista, após a realização de biópsia.

A paciente deve ser informada sobre as melhores possibilidades de tratamento existentes para o seu caso, mesmo aquelas que não estejam ao alcance da cobertura do plano de saúde ou que não sejam acessíveis gratuitamente via SUS. É direito da paciente questionar e discutir com o médico todas as opções.

A Lei nº 12.732/2.012 estabelece que o paciente com neoplasia maligna tem o direito de se submeter ao primeiro tratamento no SUS no prazo de até 60 dias, a partir da data em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou, em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso.

É importante reforçar que para que o prazo da lei seja garantido a todo usuário do SUS, é necessária uma parceria direta dos gestores locais, responsáveis pela organização dos fluxos de atenção; estados e municípios têm autonomia para organizar a rede de atenção oncológica e a regulação dos serviços.

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em tratamento local: cirurgia e radioterapia; e tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Prevenção: O câncer de mama não é uma doença totalmente previsível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao seu surgimento e ao fato de que vários deles não são atitudes modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles que podem ser mudados com a adoção de hábitos saudáveis:

– Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, evitar o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.

O paciente tem pelo menos trinta direitos fundamentais, que vão desde a ter direito a um atendimento digno, atencioso e respeitoso até poder optar pelo local de sua morte, mas na verdade, quando estamos doentes queremos é a cura e esquecemos de exercer nossos direitos, nossa cidadania. A legislação brasileira garante direitos especiais para os portadores de doenças graves como a neoplasia maligna/câncer, que podemos citar:

  1. Saque do FGTS e do PIS/PASEP
  2. Auxílio doença
  3. Renda Mensal Vitalícia
  4. Aposentadoria por Invalidez e isenção do Imposto de Renda
  5. Andamento Judiciário Prioritário
  6. Preferência na Ordem Cronológica de Precatórios
  7. Quitação Financiamento Casa Própria pelo SFH, havendo seguro
  8. Compra de Carro com Isenção IPI, ICMS e IPVA
  9. Passe Livre – Transporte Coletivo Interestadual
  10. Cirurgia Plástica de Reconstrução Mamária pelo SUS e Planos de Saúde
  11. Lei dos 60 dias
  12. Lei dos 30 dias – ainda a ser regulamentada
  13. Gratuidade de Medicamentos – Quimioterapia Oral
  14. Lei de Execução Penal
  15. Testamento Vital – Diretivas Antecipadas de Vontade
  16. Art. 473 da CLT

Estados e Municípios podem adotar legislação própria específica para benefícios de pessoas portadoras de doenças graves.

Mamografia gratuita em São Paulo, 2021: Laboratório faz mamografia gratuita durante outubro em SP; exames vão acontecer no portão 01 do Estádio do Morumbi, das 8hs as17hs. No Shopping Internacional de Guarulhos e na unidade da clínica os exames estão sendo realizados em frente ao portão de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, e não é necessário fazer agendamento prévio.

Leia Também

Deixe um Comentário