Na quarta reunião de negociação da campanha salarial 2025, realizada no último dia 18/03, entre o SITSESP e a Fundação CASA, foram discutidas cinco cláusulas sociais: 19, 20, 21, 47 e 49.
Cláusula 19 – Transferências permanentes
Ficou decidido que o parágrafo 4 da cláusula 18 passará a integrar a cláusula 19. A Fundação CASA apresentou uma contraproposta referente às transferências permanentes, estabelecendo um limite de deslocamento de até 100 km, com concessão de um abono de 25% no salário durante 12 meses.
Cláusula 20 – Remanejamento
O primeiro parágrafo dessa cláusula trata do remanejamento de servidores idosos, estabelecendo critérios para participação e impedimentos. A avaliação das condições físicas e psicológicas será realizada pela Gerência de Medicina, Saúde e Trabalho (GMST). A proposta de limitar as transferências a um prazo máximo de cinco dias foi negada, mas avançou-se na necessidade de especificar, no termo de convocação, a duração exata da transferência. No entanto, a solicitação de adicional de remanejamento no valor de 25% não teve progresso.
Cláusula 21 – Férias
A Fundação CASA propôs a adequação do regimento interno para regulamentar as férias. Foi apresentada uma contraproposta para o texto, propondo ajustes conforme as normas internas.
Cláusula 47 – Quadro de mural
Houve consenso sobre a autorização para que o sindicato possa utilizar um quadro de mural para informações aos trabalhadores.
Cláusula 49 – Capacitação
A contraproposta da Fundação CASA estabelece que haverá busca por cursos de capacitação presenciais e a distância, tanto teóricos quanto práticos, visando aprimorar o conhecimento profissional dos servidores em todos os setores. A capacitação continuada incluirá cursos de defesa pessoal.
Outros pontos discutidos
Foram levantados dois pontos adicionais:
Falta de contratos de segurança e controladores de acesso: A ausência desses profissionais em Franco da Rocha e outras unidades tem impactado a segurança e reduzindo o efetivo no pátio. Foi informado que os contratos estão em fase de assinatura e, em breve, as empresas passarão a atuar.
Ventilação nas enfermarias: Devido à onda de calor, houve solicitação de ventilação adequada, especialmente nas enfermarias. A Fundação CASA informou que providências estão sendo tomadas e que algumas unidades, como a de São Carlos, já estão recebendo instalação de ventiladores.
Além disso, foi solicitado um encontro com o setor de saúde para discutir medidas relacionadas às condições climáticas, prevenção de doenças como a dengue e a vacinação.
As negociações seguem em andamento, e a segunda reunião da semana já está agendada para a próxima sexta-feira, dia 21/03, quando serão discutidas novas Cláusulas Sociais.