SITSESP – DESENTENDIMENTO DE ADOLESCENTES NO CASA SÃO CARLOS

by Juan Castelo

O diretor Sindical Alexsandro esteve nesta segunda-feira (O2) no Centro CASA São Carlos “T-40” para conversar com servidores sobre tumulto ocorrido na tarde de domingo (1°), quando por volta das 16 hs, 24 adolescentes que estavam na quadra de esportes monitorados por três Agentes.

Dois destes adolescentes começaram uma discussão por conta de região domiciliar (DDD 16 contra 19) que na sequência descambou para uma briga generalizada entre eles.

Houve a tentativa de contenção pelos Agentes no momento mas, devido ao número insuficiente de servidores, não tiveram êxito.
Os adolescentes então, começaram a quebrar a mesa de ping pong e mesas plásticas que servem de suporte para as sucateadas mesas de jogos.

Os servidores conseguiram retirar as cadeiras e os pedaços maiores que os adolescentes haviam quebrado, ficando do lado de fora do portão pois entenderam que poderia ser uma armação de situação de rebelião ou fuga quando começaram a serem ameaçados pelos internos.

Depois de um curto período de tumulto, os agentes conseguiram fazer que parassem e entrassem em formação para que os procedimentos fossem realizados.

Os adolescentes que tiveram problemas foram encaminhados a enfermaria e o restante acautelados em uma sala até a chagada do suporte juntamente com o diretor Regional Reinaldo da DRN.
Segundo o diretor Sindical Alexsandro, já algum tempo esses adolescentes vêm insistentemente cometendo atos indisciplinares que não conduz com a medida socioeducativa deixando os servidores em constante alerta.
O diretor do Centro e os servidores dos cargos de confiança também foram convocados até a unidade.

“Conversei com o diretor regional, o mesmo informou que a equipe de segurança atuou perfeitamente na situação, e que estão realizando os procedimentos e vendo a necessidades de algumas transferência para adolescentes que tenham perfil não adequado para este Centro” comentou o diretor Sindical Alexsandro que também é Agente naquele Centro e estava de folga.
Nenhum servidor saiu ferido no evento.

Resumo do ocorrido é a defasagem extremamente reduzida em Centros de atendimento socioeducativos, o fechamento de unidades, transferências compulsórias, Programas de Demissões Incentivadas – PDI, que só no mês de Abril foram deferidas e confirmadas 641 demissões e, por fim, a falta de concursos públicos para repor essas defasagens de servidores da área de segurança e diversas outras.

O que estamos vendo realmente é o sucateamento da instituição e o perigo de morte que ronda todos os dias nossas vidas.
Sabemos que saímos do convívio de nossas casas, mas não sabemos se retornaremos sã e salvos ou em uma caixa de madeira para nossas famílias.

O SITSESP É DE TODOS, PARA TODOS, TRABALHANDO COM TODOS – SEJA UM FILIADO SITSESP E PARTICIPE DA LUTA

Leia Também

Deixe um Comentário