SITSESP INFORMA | DEZEMBRO VERMELHO: CAMPANHA NACIONAL DE PREVENÇÃO AO HIV/AIDS E OUTRAS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS.

by Juan Castelo

A Campanha Dezembro Vermelho foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.504/2017, como forma de gerar mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A campanha tem como ação objetiva chamar a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

No Brasil, 92% das pessoas em tratamento já atingiram o estágio de estarem indetectáveis, ou seja, estado em que a pessoa não transmite o vírus e consegue manter a qualidade de vida sem manifestar os sintomas da Aids.

O SUS coloca à disposição da população as estratégias e tecnologias mais avançadas para a prevenção da infecção pelo vírus, e profilaxia do HIV.

O movimento Dezembro Vermelho objetiva conscientizar a todos a respeito das Infecções Sexualmente Transmissíveis, doenças causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. Herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C, infecção pelo vírus linfotrópico de células-T humanas (HTLV), são alguns tipos de ISTs.

Prevenção: É importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – isso pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial e procurar o serviço de saúde ao perceber qualquer sinal ou sintoma.
Importância do Sexo Seguro: As unidades de saúde do SUS disponibilizam gratuitamente preservativos masculinos e femininos.

Fontes: Correio dos Municípios (Alagoas) e Ministério da Saúde governo do Estado de São Paulo.

Leia Também

Deixe um Comentário