A gestão da Fundação CASA continua com a velha tática de não informar ao sindicato dos trabalhadores casos graves que acontecem dentro da instituição no intuito de tentar manter sua imagem e esconder as condições insalubres e degradantes que envolvem o corpo funcional dentro dos centros de atendimento da medida socioeducativa no estado de São Paulo.
Há anos os servidores da instituição vêm convivendo com um mal que atinge tanto os adolescentes quanto os trabalhadores que lidam diretamente com estes internos.
Os Agentes da área de segurança são os mais atingidos devido à proximidade e procedimentos que estes realizam, como revistas pessoais, revistas em alojamentos (colchões, cobertores, refeitórios, salas de aulas, etc.), depois são os servidores e terceirizados que também estão em contato direto com os internos, como professores, os operacionais da lavanderia, os responsáveis pelo atendimento psicossocial, o corpo de enfermagem e, até mesmo, os visitantes.
E qual é este mal que estamos falando? É conhecido com o nome medicinal de ESCABIOSE ou popularmente conhecido como SARNA.
Infelizmente a Fundação CASA esconde este fato real para não sofrer juridicamente condenações de insalubridade no ambiente de trabalho.
Os gestores dos Centros, para manter seus polpudos cargos comissionados, são coniventes com esta situação, mesmo sofrendo com a contaminação desta doença contagiosa.
O que a Fundação CASA oferece de EPI para que esta contaminação não aconteça? NADA, apenas um par de luvas de enfermagem para a revista.
A Fundação CASA escondeu os casos da entidade sindical mas não conseguiu esconder da grande mídia.
Na sexta-feira (14) diversos veículos de informação publicaram a notícia de um surto de sarna entre internos da Fundação CASA.
A categoria socioeducativa entende que depois da passagem de um presidente que ficou por 15 anos no cargo, os seguintes foram aventureiros indicados politicamente para fazer da instituição um trampolim visando apenas seus propósitos pessoais, deixando marcas irreversíveis na instituição e na vida dos trabalhadores.
A notícia de insalubridade dentro da Fundação CASA que vazou para grande mídia deve ter caído como uma verdadeira bomba para alguns interesses políticos, ou não, pois nessa seara, a vida do trabalhador não tem a mínima importância, a autopromoção vem em primeiro lugar.
Durante a campanha de negociação coletiva com a categoria, o governo e a Fundação CASA se mostraram irredutíveis em acenar com qualquer possibilidade de trabalhar a favor da segurança, saúde e bem estar dos trabalhadores, o que culminou em uma grande greve de 38 dias, mas no site da Fundação CASA, as notícias são sobre supostos grandes feitos junto a socioeducação.
Vamos aguardar a resposta da Fundação CASA a respeito deste caso. Com certeza ela dirá que será aberta investigação pela corregedoria para averiguar os fatos e tentará punir algum trabalhador. Mas isto a entidade sindical não deixará acontecer, pois há tempos o SITSESP vem, inclusive juridicamente, informando aos órgãos responsáveis sobre a omissão da Fundação CASA.
Continuaremos alerta.
Vejam abaixo os links para as reportagem que saíram a respeito do assunto.
Surto de sarna atinge jovens da Fundação Casa em São Paulo – Mais Top News
Surto de sarna atinge jovens da Fundação Casa em São Paulo – Em cima da hora (jornalfloripa.com.br)
O SITSESP É DE TODOS, PARA TODOS, TRABALHANDO COM TODOS – SEJA UM FILIADO SITSESP E PARTICIPE DA LUTA