Desde 2014, setembro é o mês de prevenção ao suicídio, campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. Este mês foi o escolhido para a campanha nacional de prevenção ao suicídio pois dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2022 o lema da campanha é “A vida é a melhor escolha!”.
O suicídio é uma realidade que acomete o mundo todo, no Brasil, são aproximadamente 14 mil casos por ano, ou seja, cerca de 38 suicídios diários, apenas no Brasil. No mundo todo foram registrados, oficialmente, mais de 700 mil casos no ano de 2019. Apesar da tendência mundial ser de queda nos números de suicídio, nos países da América, como o Brasil, os índices não param de aumentar.
A importância de campanhas de conscientização, como a Setembro Amarelo está no fato dos casos de suicídio estarem relacionados às doenças mentais, especialmente aquelas não diagnosticadas ou tradadas incorretamente. Assim, muitos casos podem ser evitados se todos tiverem acesso a informação de qualidade e a tratamento psiquiátrico.
Veja no site do SITSESP a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e participe da campanha!
issue-0e4a2c65bdaddd66a53422d93daebe68
BAIXE AQUI
Fonte: setembroamarelo.com
Antônia Souza – Dirigente sindical do SITSESP – Sec. de Saúde do Trabalhador