27º Grito dos Excluídos e Excluídas

by Juan Castelo

O grito dos(as) excluídos(as) é um conjunto de manifestações que ocorrem no Brasil, desde 1995, no dia 7 de setembro.

Há 27 anos a classe trabalhadora, os movimentos sociais, religiosos e variados segmentos da sociedade realizam o grito dos(as) excluídos(as) nesta data para denunciar as injustiças, as exclusões e as desigualdades vividas pelos(as) trabalhadores(as).

Não dá mais para ficar nas arquibancadas assistindo aos desfiles pomposos dos civis e militares nas principais avenidas do país.

Devemos ocupar as ruas, as praças e todos os espaços para denunciar esses governos nefastos, eleitos pelo voto popular, que nos oprimem e retiram os nossos direitos.

Soltar nosso grito pelo direito à vida, à liberdade, à igualdade de raça e gênero.

Soltar nosso grito pela preservação dos territórios indígenas e quilombolas que estão sofrendo ameaças de perda dos direitos à demarcação de suas terras.

Soltar nosso grito pela preservação do meio ambiente.

Temos que assumir o dia 7 de setembro como um dia de luta e esperança por um Brasil melhor, livre das mãos dos banqueiros, políticos corruptos e especuladores que fazem o Brasil cada vez mais dependente.

Diga não à fome, à miséria, ao desemprego e a corrupção!

Diga não à Reforma Administrativa PEC 32/20!

Diga não à retiradas de direitos!

Diga não à esse modelo econômico que nos impede de ser livres e nos mantém presos(as) a inflação, aos baixos salários, a alta de preços e ao encarecimento do custo de vida.

O 27º Grito dos Excluídos e Excluídas/2021 tem como lema: “na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda já” e “A vida em primeiro lugar!”

Rosângela M. Souza

Leia Também

Deixe um Comentário