SITSESP – PDI – O LADO CRUEL DE UM PRESIDENTE E SECRETÁRIO DA JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS QUE NÃO É JUSTO E NEM HUMANO, FERNANDO JOSÉ DA COSTA

by Juan Castelo

Já faz tempo, ou melhor, desde que este senhor assumiu a presidência da Fundação CASA, vem atentando contra os servidores da instituição.

Digo isto pois ele não dialoga com os servidores, com o SITSESP e nem com a justiça.

Convoca os detentores de cargos comissionados que são obrigados a aparecer no foco fotográfico com ele (alguns ficam constrangidos) e ajudar com as manobras que ele monta para mostrar à opinião pública aquilo que hipoteticamente ele quer que seja verdade.

Já esteve em alguns Centros e, recentemente, esteve no complexo Sorocaba, para onde ele havia transferido compulsoriamente vários servidores e, de lá, tirou outros.

O déficit funcional da Fundação CASA é o maior de todos os tempos, mas ele não quer nem ouvir as palavras “concurso público”, prefere matar e adoecer aos poucos os servidores que ainda estão aguentando seus atos desumanos.

Agora ele reeditou o comunicado DRH 073/2021, de 29 de novembro, que trata de uma pesquisa sobre quem quer aderir ao PDI – Plano de Demissão Individual, que não teve nenhum avanço em relação ao plano anterior, lançado em maio de 2021, que oferecia um salário base por ano até o limite de 10 Remunerações; 20% de multa do FGTS; 50% do aviso prévio e manutenção de 12 meses no subsídio do plano de saúde, depois disso o servidor pode continuar com o plano, mas com o pagamento integral. Lembrando que na pesquisa anterior as adesões ao PDI foram apenas para os aposentados e não chegaram ao objetivo da Fundação CASA, que era atingir 1.800 servidores aposentados naquele momento. Na verdade eles não conseguiram chegar a nenhum objetivo ou chegaram ao objetivo mínimo, pois não existe nenhuma informação oficial da parte da Fundação CASA, conforme consta no pedido do Ofício Sindical de n° 312/2021 de 10 de novembro de 2021, destinado ao presidente e ao chefe de gabinete Yuri. No comunicado da DRH 073/2021, a Fundação afirma que “a grande aceitação” no PDI foi praticamente um sucesso, sendo que, na realidade, foi o maior fiasco desta gestão desumana. A Diretoria jurídica do SITSESP informou que aproximadamente houve 160 inscrições, já o presidente Fernando José afirma em suas entrevistas na mídia, que foram 500 servidores que aderiram ao PDI aberto de maio a agosto de 2021. Isto só vem confirmar o desespero que a Fundação CASA está para destruir e acabar com o servidor público da instituição Socioeducativa. Agora este comunicado abrange todos os servidores, num claro desejo de sucatear a Fundação CASA e obrigar os servidores a pedir demissão, haja vista que sobrecarregará os plantões com a diminuição de servidores, quando isso já vem acontecendo com as transferências compulsórias que a Fundação CASA está fazendo há alguns meses, alheio às condições e necessidades dos servidores, com esta atitude monocrática e nada democrática.

Este presidente está causando todos os males possíveis aos servidores da Fundação CASA, em benefício próprio e de seu mandatário João Dória. Querem destruir o funcionalismo público, acabar com as vidas dos trabalhadores, em especial, dos servidores da Fundação CASA. Faz com que seus comissionados deem uma maquiada nos Centros para esconder as verdades da realidade que ele, a mando do detentor dos seus cargos comissionados (presidente da Fundação CASA e Secretário da Justiça) João Dória, não querem que apareça. Trazendo instituições internacionais para mostrar o que só existe de bom na sua cabeça ou intenção delirante, e não o que acontece realmente no limite funcional da Fundação CASA.

Esquece, ou melhor, não dá a mínima importância para os servidores que realmente mantém a máquina socioeducativa funcionando em todas as suas engrenagens.

Secretário da Justiça e Cidadania e presidente da Fundação CASA jamais colocou os servidores na sua agenda de trabalho para proporcionar benefícios, mas para malefícios, sua agenda está cheia, assim como o detentor dos seus cargos.

Um advogado que defende o governo em benefício do seu ego e garantias obscuras que assombram o seguimento público no estado de São Paulo.

Fontes de dentro da Fundação CASA nos informaram que este presidente, seu chefe de gabinete Yuri e a corregedoria, estão reabrindo centenas ou, até mesmo, milhares de PAD’s – Processos Administrativos Disciplinares – que já haviam sido arquivados, processos preclusos com mais de cinco anos, estão sendo desarquivados no intuito de punir e sancionar os
servidores e, assim, obrigar os servidores a aderir ao PDI.

Em um veículo de imprensa da cidade de Bauru – SP (ouça o áudio no nosso site),

este presidente deu uma entrevista cheia de inverdades, a coisa que ele mais tem feito na mídia, e afirmou categoricamente que o objetivo é economizar para o governo, deixando os servidores morrerem de fome e adoentados com a falta de aumento salarial desde 2015, sete anos no dia 1º de março de 2022, transferindo servidores compulsoriamente para mais de 100, 200, 300km de suas casas e famílias, dando o que ele chama de incentivo de 25% do salário base. Hoje a média salarial, dentro da Fundação CASA, é de R$2.800,00, depois de descontados os tributos e encargos o incentivo que o servidor terá em seu holerite não chegará a R$700,00, esse valor não serve para fazer uma mudança ou pagar o aluguel de um imóvel.

Infelizmente, grande parte da mídia não se preocupa em ouvir os servidores, só ouvem quando existem mortes, ataques de adolescentes, quando há rebeliões, mas sempre concluem com o mesmo jargão “a corregedoria abrirá sindicância para apurar os fatos”, o que sempre termina com PA – Processo Administrativo – que punirá o servidor que apanhou, ou com a falta de efetivo que não teve como conter o evento, pois o que vale é o que a Fundação CASA fala.

Sr. Fernando José da Costa, o senhor está colocando na sua conta, dia a dia, o peso das mãos de Deus sobre você. A partir do momento que você se propôs a realizar este trabalho que vem destruindo a família socioeducativa no estado de São Paulo, o preço será tão alto que você não conseguirá pagar. Fique com suas artimanhas, pois Deus (com certeza você não é temeroso), de uma forma ou outra, irá te cobrar. Tenha um maravilhoso e social dia, porque os trabalhadores da Fundação CASA estão doentes em seus plantões e nas suas casas, sem condições nenhuma de realizar os seu trabalho socioeducativo como deveria ser.

Oficio Sindical 31220211202_17000833

Baixe aqui

Leia Também

Deixe um Comentário